Eduardo Costa

Coluna do Eduardo Costa

Veja todas as colunas

O melhor caminho está nos trilhos

Como não temos sequer projetos de obras estruturantes na capital, a ferrovia pode ser uma saída

09/04/2019 às 02:07

Há uma comissão especial de ferrovias na Assembleia Legislativa que merece mais atenção. Sabemos que o trânsito difícil de hoje na Região Metropolitana de Belo Horizonte vai ficar impossível quando a gasolina baixar de preço ou a crise arrefecer. Como não temos sequer projetos de obras estruturantes na capital, a ferrovia pode ser uma saída. Esqueçamos o metrô, que demanda bilhões e bilhões e é nosso vexame maior, inequívoca demonstração do quanto a classe política mineira é negligente na defesa dos interesses mais legítimos.

Vamos pensar em linhas férreas intermunicipais, como uma que pode ligar o Belvedere – bairro chique da Zona Sul – ao Inhotim, o museu famoso a céu aberto em Brumadinho, na Grande BH, que seria compensação da Vale pelo desastre humano e ambiental. Quer também a Advocacia-Geral do Estado que a mesma empresa patrocine a ligação da Estação Ferroviária com os municípios de Ibirité, Mário Campos e Sarzedo, passando pelo Barreiro, o que seria solução de transporte para algumas centenas de milhares de passageiros. 

Paralelamente, o presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), luta para reverter um acordo indecente feito pela Vale e o governo federal. Para operar a linha BH-Vitória por mais 40 anos, a companhia quer dar em troca outra linha para escoar produção agrícola... No Mato Grosso! Pior: ela mesmo fará e vai operar. No momento o assunto está suspenso, mas, para não perder tempo, o governo do Espirito Santo já foi à Justiça pedindo R$ 12 bilhões como compensação. E se considerarmos que 70% da malha em questão estão em Minas Gerais, dá para imaginar o valor do nosso interesse.

Vamos ficar atentos. Chega de prejuízos para Minas Gerais!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Rui Costa admite pênalti, mas diz que faltou parcialidade à arbitragem: ‘Sempre contra o Atlético'… https://t.co/Qgr4bQMzy4

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ "Prefiro achar que foi equívoco, embora sempre é contra o Atlético. A aplicação do VAR hoje fez uma arbitragem terceirizada. Se o árbitro vai consultar o VAR de maneira equi...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ 'Teve o VAR no Mineirão, não sei o que aconteceu lá, mas se tivesse marcado aquele pênalti talvez a gente seria campeão hoje aqui. Agora é esquecer e pensar na Libertadores'.

    Acessar Link