Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Assembleia flexibiliza e retoma trabalho de comissões

26/05/2020 às 04:53

A Assembleia Legislativa deve retomar a partir de segunda-feira (1º) o trabalho das comissões temáticas, com restrições. Devem ser realizadas dez reuniões semanais, divididas na segunda, terça e sexta-feira. Nas terças, elas serão de manhã, e, nas segundas e sextas, de manhã e à tarde. O agendamento das sessões deve ser por ordem alfabética. Às segundas, por exemplo, reúnem-se comissões como a de Administração Pública e a de Constituição e Justiça.

A primeira rodada começa no dia 1º e termina no dia 19. A princípio, poderá estar presente fisicamente na Assembleia apenas o presidente da comissão ou o deputado que comandar a reunião no lugar dele. Só três pessoas podem compor a mesa. A flexibilização é feita após a pressão de alguns deputados pelo retorno.

As votações em plenário, que podem reunir até 77 deputados, permanecem a distância por tempo indeterminado. A maioria dos servidores continua em home office. 

A princípio, a agenda deve seguir a escala abaixo (que ainda está sendo debatida):

Situação “insuportável”

O governador Romeu Zema (Novo) participou nesta terça-feira de uma live de 30 minutos com o presidente nacional do Partido Novo, Eduardo Ribeiro. No bate-papo, o governador afirmou que assumiu um estado endividado e, apesar de ter conseguido honrar compromissos da gestão anterior, a pandemia agravou a crise fiscal e a situação agora é “insuportável”. “Comunicamos à Assembleia Legislativa que agora não há mais como atrasar as reformas estruturais”, é o “momento da verdade”, disse Zema. 

Conforme a coluna tem acompanhado, as reformas da Previdência e administrativa ainda não foram enviadas à Assembleia. 

“Jogadores do mundo político”

Sobre a relação com os outros Poderes, principalmente a Assembleia, o governador declarou que, se tivesse sido eleito o candidato do PT (Fernando Pimentel) ou do PSDB (Antonio Anastasia), os “jogadores do mundo político saberiam com quem estariam lidando”, mas foi eleito um ente desconhecido, um partido que nunca havia assumido o Executivo e uma pessoa que jamais havia ocupado cargo público. No entanto, de acordo com ele, com o tempo as pessoas viram que “nós temos competência e estamos longe de ser amadores”.

“Fato superado”

Apesar dos rumores, Zema relatou que não teve dificuldades de lidar com o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV), e nem com o Tribunal de Justiça, Nelson Missias de Morais, porque opta pela transparência e, na inciativa privada, era responsável por uma gestão que prestava conta para sócios. “É um fato superado essa possível dificuldade. Havia muito uma curiosidade, um receio, e com o tempo mostramos que estamos aqui e, por sermos gestores, conseguimos fazer até coisas melhores que os que não são”, concluiu. 

Segunda parcela do salário

O depósito da segunda parcela do salário do servidor público estadual, com o restante dos valores, está marcado para esta quarta-feira. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Entidade também cobrou uma previsão de quando o setor poderá reabrir #itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A vítima, de nome Gilmar, tinha histórico de câncer e aguardava julgamento de acusação de homicídio. #itatiaia

    Acessar Link