Gustavo Lopes

Coluna do Gustavo Lopes

Veja todas as colunas

Técnico Mineiro rumo ao Catar

15/08/2020 às 02:37
Técnico Mineiro rumo ao Catar

Há pouco mais de dois anos para a Copa do Catar, as seleções nacionais preparam-se para disputar as Eliminatórias. Um mineiro, em especial, sonha em levar, pela primeira vez na história uma seleção de determinado pais das Américas para o Mundial.

Gilberto Daniano, mineiro de Nova Lima, conterrâneo da Itatiaia, assumiu a Seleção das Ilhas Virgens Americanas em novembro de 2019 e vive a expectativa de conhecer seu caminho rumo ao Catar no sorteio de grupos que a Concacaf fará esta semana para suas eliminatórias.

As Ilhas Virgens Americanas é uma espécie de possessão ultramarina dos Estados Unidos, mas que possuem sua própria Federação Nacional de Futebol filiada à FIFA.

Com área de 346,36km2 e população de pouco mais de cem mil habitantes, as Ilhas Virgens Americanas possuem 10 times em sua Liga Nacional e ocupa a 207ª posição no ranking da FIFA.

Com carreira radicada no exterior, especialmente no Reino Unido, o treinador mineiro tem, além do desafio de levar as Ilhas Virgens ao Mundial, desenvolver o futebol no país.

Atuando como uma espécie de Manager, Gilberto tem auxiliado na formação de treinadores, jovens atletas e árbitros.

Há, ainda, o projeto da criação de Ligas nacionais de futebol feminino, futsal e futebol de areia,  dentre outras competições. 

Com 43 anos, o jovem treinador, foi selecionado para a  realizar o UEFA Pro Licence na Escócia a partir deste mês.

A tarefa do técnico novalimense não será fácil, eis que a Seleção que dirige é um tradicional saco de pancadas da CONCACAF. 

Entretanto, os resultados iniciais já conquistados indicam um futuro promissor. Nas eliminatórias para os Jogos de Tóquio, por exemplo, as Ilhas Virgens Americanas chegaram a estar vencendo a tradicional seleção cubana por dois a zero. Possivelmente, por inexperiência, acabaram perdendo de virada, mas mostraram um bom potencial.

Além da Seleção Brasileira, os mineiros tem razões de sobra para torcerem pela Seleção das Ilhas Virgens Americanas nas Eliminatórias rumo ao Catar 2022.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link