José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Invisíveis

No Dia do Trabalho, um texto do jornalista Nílson Souza

01/05/2020 às 11:46
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Num país com outro país de desempregados dentro dele, chega a parecer irônico celebrar o Dia do Trabalho, mas o feriado desta sexta-feira, serve também para refletirmos sobre os trabalhadores invisíveis do nosso cotidiano. Talvez não tenhamos poder para aumentar-lhes os salários nem para assegurar-lhes melhores condições de trabalho, mas certamente podemos fazer com que se sintam mais importantes e respeitados. Como? Simplesmente reconhecendo que eles existem.

O psicólogo social Fernando Braga protagonizou uma experiência reveladora sobre esse tema em São Paulo. Durante oito anos, vestiu o uniforme de gari e varreu ruas e calçadas da USP, onde estudava. Colegas e professores passaram incontáveis vezes por ele sem reconhecê-lo e sem perceber sua presença. Era como se estivesse vestindo a capa da invisibilidade dos livros de Harry Potter. No convívio prolongado com companheiros de limpeza, descobriu que um simples bom-dia de outras pessoas, o que raramente ocorria, significava para eles um sopro de vida, um sinal de reconhecimento da própria existência.

- Até os animais domésticos são tratados por seus nomes, mas esses trabalhadores são vistos como parte da paisagem - conta em seu livro Homens Invisíveis: relatos de uma humilhação social.

Vale para os garis e também para outros ocupantes de profissões consideradas menos qualificadas, com os quais cruzamos todos os dias sem dar-lhes a devida atenção. Custa muito cumprimentar o porteiro do condomínio e chamá-lo pelo nome? Ou desejar boa viagem ao motorista do ônibus? Ou deixar um elogio para a cozinheira do restaurante? Tudo isso podemos fazer hoje e todos os dias. É a minha sugestão para esta data especial dos trabalhadores. E aproveito para estender esta saudação simbólica também a outro imenso grupo de invisíveis, formado por brasileiros que procuram trabalho, e quase sempre são vistos apenas como um número.

- Aproveitem o dia e acreditem que todo amanhã é uma oportunidade de recomeço. (...)

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O dinheiro roubado do caixa ainda não foi recuperado. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️Nesta quinta-feira, Tardelli passou por cirurgia nesta quinta (16), no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. #Itatiaia

    Acessar Link