Notícias

Contingenciamento em secretaria ameaça programas de combate a homicídios em Minas 

Por Com informações de Edilene Lopes, 07/04/2020 às 13:04
atualizado em: 07/04/2020 às 15:14

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Sejusp/Divulgação
Sejusp/Divulgação

Mais de 10 mil jovens seriam impactados caso o programa 'Fica Vivo' paralisasse

O contingenciamento de 49% anunciado pelo governo de Minas já provoca cortes em diversas pastas. A Itatiaia recebeu denúncia de que na Segurança Pública importantes programas de combate a homicídios estão com as atividades ameaçadas. 

São eles: Mediação de Conflitos, Central de Acompanhamento de Alternativas Penais, Inclusão Social de Egressos Prisionais, Acompanhamento de Egressos de Medidas Socioeducativas e o programa socioeducativo Fica Vivo - apenas este último, conforme denúncia, traria impacto para mais de 10 mil jovens. 

"No Mediação de Conflitos vai provocar uma desarticulação comunitária, uma ausência de atendimento, numa perspectiva de atender mulheres vítimas de violência, de acesso a direitos e de intervenção nos conflitos", relata o denunciante que não será identificado.

A deputada Ana Paula Siqueira (Rede) disse ter sido contatada por oficineiros que relataram o cancelamento de contratos. "Fiquei bastante preocupada porque nós estamos em um momento difícil de enfrentamento à pandemia, mas nestes momentos tem uma crescente dos índices de violência, principalmente contra a mulher, de desemprego, além da queda da renda das famílias, principalmente as autônomas", destaca. 

Questionada sobre os cortes, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) respondeu que cortes nas políticas de prevenção à criminalidade estão sendo avaliados e serão informados em momento oportuno. A pasta também esclarece que tendo em vista o cenário de queda da arrecadação, haverá contingenciamento em todas as secretarias, exceto na da Saúde.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador vai ficar em isolamento social e será acompanhado pelo departamento médico do clube.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚠️ EXCLUSIVO! "Se há alguns que vão às ruas se manifestar contra as instituições livres e democráticas no nosso país, isso nos causa preocupação", afirmou.

    Acessar Link