Notícias

Especialista ensina como higienizar alimentos da maneira correta

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 02/04/2020 às 13:16
atualizado em: 02/04/2020 às 13:20

Texto:

Foto: Pixabay/ banco de imagens
Pixabay/ banco de imagens

Independentemente de qualquer pandemia, lavar frutas, legumes e verduras deve fazer parte do cuidado diário com a saúde. Esses alimentos não podem causar o coronavírus, mas pode transmitir a doença, caso uma pessoa com o vírus faça o manuseio do alimento. Por isso, mais do que nunca, a higienização ao chegar do mercado é extremamente importante.

"Ao chegar em casa, primeiro deve-se lavar as frutas, legumes e hortaliças em água corrente. Lavar um a um, folha por folha. Depois eles devem ser colocados de molho em uma solução clorada. Para cada litro de água, uma colher de sopa de água sanitária. É importante verificar no rótulo da água sanitária se ela é indicada para uso em alimentos. Esses alimentos devem ficar de molho por dez minutos, depois devem ser lavados, novamente, em água corrente. Depois devem secar naturalmente”, explica com detalhes a professora do departamento de nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Rita de Cássia Ribeiro. 

Segundo a professora, não deve ser usado vinagre ou detergente com bucha para higienizar os alimentos, o mais recomendado é a água sanitária. Depois de limpos, os alimentos devem ser colocados em vasilhas com tampas ou sacos plásticos próprios e armazenados na geladeira. 

“Para as frutas que ficam expostas na fruteira, o procedimento é diferente. Ao chegar em casa, as frutas devem ser levadas em água corrente, deixadas para escorrer e colocadas na fruteira. Antes do consumo, a fruta deve passar pela solução de água sanitária. Os ovos devem ser colocados na geladeira em vasilha tampada. Antes do consumo, devem ser lavados em água corrente”, alerta. 

Para os alimentos embalados que ficam no armário, a higienização deve ser feita com água e sabão. Depois esses alimentos devem ser deixados para escorrer. É necessário borrifar essas embalagens com uma solução com água sanitária, deixar secar naturalmente e depois eles podem ser guardados. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Segundo um relatório divulgado pelo Conselho Gestor na sexta-feira passada (29), haviam duas parcerias engatilhadas para a nova diretoria. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (4) pela Secretaria de Estado de Saúde #Itatiaia

    Acessar Link