Notícias

‘Isolamento aumenta de maneira incrível chance de sairmos bem da pandemia’, diz secretário de BH

Por Redação, 07/04/2020 às 14:08
atualizado em: 07/04/2020 às 19:12

Texto:

Foto: Rodrigo Clemente/PBH
Rodrigo Clemente/PBH

O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, afirmou nesta terça-feira, em entrevista ao programa Chamada Geral, da Itatiaia, não haver previsão para a retomada da rotina na cidade. Devido à pandemia de covid-19, a capital mineira tem restrições para o funcionamento do comércio e o pedido das autoridades para que os moradores fiquem em casa.

“Foi esse isolamento que permitiu que os números de Belo Horizonte estivessem confortáveis nesse momento. Até o próximo dia 13 [de abril] não há como se pensar em modificar esse cenário de isolamento social. A nossa perspectiva é de que ele seja ampliado”, disse.

Segundo o secretário, há 413 pessoas internadas em BH com doenças respiratórias (não especificamente com o novo coronavírus), sendo 72 em UTIs. Há 270 casos confirmados e cinco mortes por covid-19 no município, conforme atualização desta terça-feira feita pela Secretaria de Estado de Saúde.

“Estamos nos preparando para os dias mais difíceis da pandemia em Belo Horizonte, mas sabendo que, se a população mantiver o compromisso que tem tido com a cidade, de ficar em isolamento e, quando sair, adotar todas as medidas de segurança, a nossa chance de sairmos muito bem dessa pandemia aumenta de maneira incrível”, ressaltou.

Jackson explica que o objetivo do isolamento é diminuir o número de casos ao mesmo tempo, para que todos tenham um atendimento adequado. “Se tivermos 50 mil pessoas [infectadas] em dez dias, é muito diferente do que ter 50 mil pessoas em três meses”, declarou.

Ele pede para que as pessoas que não têm alternativa, a não ser saírem de casa, usem máscaras caseiras quando estiverem na rua. “Pode usar uma bandana, uma máscara de pano, qualquer coisa amarrada no rosto tampando o nariz e a boca.”

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Pela primeira vez desde o início da pandemia, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou os números de mortes e de casos da covid-19 segundo os bairros de residência das vítimas....

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Veja quais são os bairros da capital mineira com mais infectados pela Covid-19 #itatiaia

    Acessar Link