Notícias

No Dia Mundial da Atividade Física, especialistas falam de benefícios para saúde física e mental

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 06/04/2020 às 16:04
atualizado em: 06/04/2020 às 16:12

Texto:

Nesta segunda-feira é dia Mundial da Atividade Física. A data tem como objetivo alertar e conscientizar as pessoas dos riscos do sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), trinta minutos de atividade física de leva a moderada, cinco vezes por semana já é o suficiente para começar a colher benefícios para a saúde física e mental. Neste ano, o tema da campanha é “Todo Passo Conta”, ninguém precisa de equipamentos especiais para se exercitar.

“A prática regular de exercícios físico gera vários benefícios para a saúde e para a mente. Um desses benefícios é a prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e controle do nível de colesterol. A atividade física é muito usada também no tratamento de depressão e ansiedade. Promove uma série de mudanças no organismo como a melhora do condicionamento, ganho de massa muscular, perda de gordura e resistência”, detalha o educador físico Stanley Michetti.

Segundo o educador físico, nunca é tarde para começar a fazer atividades físicas. Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem praticar exercícios desde que tenham liberação médica e orientação de um profissional de educação física.

“É importante destacar aqui que a prática de exercícios físicos regularmente por idosos, com liberação médica e acompanhamento de um educador físico, vai ajudá-los a desenvolver as atividades diárias, como por exemplo, subir escadas, lavar louça e pegar objetos em locais altos”, explica.

Roberta dos Santos Rocha, endocrinologista da Santa Casa BH, explica que não é fácil manter o ritmo da atividade física regularmente, para conseguir resultados é necessário muita disciplina. “Não é fácil porque as pessoas querem um resultado imediato. Para que você tenha um corpo melhor com capacidade esportiva é necessário disciplina com atividades físicas regulares, alimentação adequada e avaliação médica. O resultado é a longo prazo”. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    💡 BOA NOTÍCIA! Pesquisadores da Coréia do Sul e do Oriente Médio apostam em uma vacina desenhada com DNA sintético para obter a imunização contra a Covid-19. Os cientistas u...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'É importante lembrar que cada pessoa precisa de uma quantidade mínima de horas de sono diferente'.

    Acessar Link